segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

04 de Janeiro em Rondônia: Feriado Estadual.

O dia 04 de Janeiro em Rondônia é feriado poucas pessoas sabem sobre esse feriado, alguns sabem que é feriado mas não sabem dizer qual feriado, já outros não sabem nem uma coisa nem outra

Antes de qualquer coisa, esse feriado existe em Rondônia quando o estado foi criado, ou seja, deixou de ser território e passou a ser um estado de fato e de direito, através da Lei Complementar 041 que criou o estado sob o governo do então presidente Cel João Baptista de Figueiredo e empossando o Cel Jorge Teixeira de Oliveira como o 1º governado do estado.

Muitas pessoas confundem-se em relação a data exata desse feriado, devido a criação do estado, pois o estado foi criado no dia 22 de Dezembro de 1981 e instalado no dia 04 de Janeiro de 1982, onde passou a ser comemorado a data de instalação e não de criação como propôs recentemente(2009) a casa civil do estado de Rondônia a alteração da data de comemoração do aniversário do estado, do dia 04 de janeiro para o dia 22 de dezembro, o que depois de muitas discussões não foi aceita tal mudança e com isso o aniversário do estado passa a ser de fato dia 04 de janeiro.

Vale lembrar que tal alteração na data caso fosse concretizado, seria uma perda grande para o estado, para a população e para classe empresarial, tendo em vista que a tal mudança alteraria em muito a questão histórica do estado, a adaptação do cidadão e as perdas do empresário, pois seria um feriado muito próximo ao natal. Antes de mais nada, o estado de Rondônia é um celeiro que vem se desenvolvendo a largo passos, grandes empresas, usinas e uma grande geração de emprego e renda.

A política em Rondônia simplesmente se transformou junto com o desenvolvimento do estado. Com o primeito governador: Cel Jorge Teixeira, Ângelo Angelim, Jerônimo Santana, Oswaldo Piana, Valdir Raupp de Matos, José de Abreu Bianco, Ivo Narciso Cassol(duas vezes) João Cahulla, e Confúcio Ayres Moura.

Rondônia é um estado de um povo trabalhador, um povo humilde que luta e não desiste de seus ideiais, um povo que ajudou a construir esse estado promissor, chamado Rondônia, uma homenagem ao Cândido Mariado da Silva Rondon(ou simplemete Marechal Rondom) que também contribuiu para a colonização do estado através das suas linhas telegráficas que deixaram raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário