quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Odacir Soares

Odacir Soares Rodrigues, nascido em Rio Branco/AC, no dia 31/10/1938 é um advogado, professor, jornalista e político brasileiro que foi eleito senador (1982 e 1990) por Rondônia.

Filho de Eulálio Soares Rodrigues e Diva Machado Rodrigues. Repórter de Manchete e Fatos e Fotos (1963-1966) graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e ao retornar ao Território Federal de Rondônia fundou a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. No governo do Coronel José Campedelli foi Secretário de Segurança e presidente interino tanto da Comissão Territorial de Trânsito quanto da Companhia de Águas e Esgotos. Assessor jurídico da Prefeitura de Porto Velho em 1970 e fundador da atual Universidade Federal de Rondônia, retornou ao poder como chefe de gabinete do governador Teodorico Gaíva e consultor jurídico do estado no governo João Carlos Marques Henrique Neto. Presidente do Centro Brasileiro de Assistência aos Municípios (CEBRAM) foi eleito prefeito pela ARENA em 1970 e suplente de deputado federal em 1978 chegando a ser convocado. Terminada a imposição do bipartidarismo foi eleito senador pelo PDS em 1982 e candidato a governador do agora estado de Rondõnia pelo pelo PFL em 1986 sendo reconduzido ao Senado em 1990. Mais uma vez derrotado na disputa pelo governo em 1994 Odacir Soares migrou para o PTB mas foi derrotado nas disputas à Câmara Alta em 1998 e 2002. Filiado ao PPS perdeu a eleição para deputado federal em 2006.

Durante a gestão do governo Ivo Cassol, foi representante do estado de Rondônia em Brasília, presidiu o IPERON( Instituto de previdência do estado de Rondônia)e foi chefe da casa civil do estado.

É proprietário do Sistema Rondônia de Comunicação(Rádio Rondônia), a maior rede de rádio do estado de Rondõnia, com um total de 08 rádios.

É casado com Leinha e tem 04 filhos- Silvia Soares, Rodrigo Soares, Cristiane Soares e Ana Beatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário