"Entra ano e sai ano e sempre os mesmos planos", diz a letra dos Engenheiros do Hawaíi. O professor tem sido tratado como um qualquer, digo isso porque sou professor e sei o desafio que é está em sala de aula, de ter um contrato de 40 horas e outro de 20 horas pra poder sobreviver. Professor sobrecarregado, com disciplinas que talvez nunca tenha trabalhado. Professor de Matemática dando aula de Biologia, professor de História dando aula de Geografia, sociologia, filosofia, arte etc, uma coisa inadmissível.
Existem coisas inaceitáveis, os métodos de ensino não visa o professor, a defasagem é grande, professor desmotivado, aluno sem a mínima vontade de estudar, tudo isso contribui para uma educação de baixa qualidade, uma educação que não educa, uma educação que não dá méritos.
Uma coisa eu concordo com o governador eleito de Rondônia, Confúcio Moura, quando ele diz que as férias precisam serem gozadas, o servidor precisa daquele tempo de férias pra descansar, visitar a tia, cuidar da casa, acordar mais tarde, se despreocupar por um momento do trabalho, trabalhar sobrecarregado não dá, enquanto a educação e o servidor for tratado como uma mercadoria de troca, nada vai mudar, as concepções são sempre as mesmas, mais os resultados são sempre os piores, a pressão sobre o professor é horrível.
O bom é ver a propaganda por parte do governo federal chamando o cidadão pra ser um professor, pois de acordo com as pesquisas os países conseguem se desenvolver politica e economicamente graças a contribuição do professor. Acho justo a propaganda, mais é preciso ver os países que conseguem êxitos, pagando um salário justo ao professor de acordo com as horas trabalhadas, se na vida os méritos existem, vamos fazer valer. Essa propaganda do Mec aqui no Brasil não dá. Tudo é um desmando, desorganizado, um país grande, com tantas belezas tropicais, e um baixo investimento por parte do governo na questão educacional, professor precisa ser tratado como gente, como um cidadão que contribui para a formação moral, social, política , religiosa, cultural e econômica da sociedade.
Despolitizar os cargos públicos seria uma ideia a ser traçada, ministros e secretários de estado não precisam serem políticos pra resolver uma questão simples de resolver, o que falta é vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário