terça-feira, 4 de janeiro de 2011

História de Porto Velho

No dia 02 de Outubro de 1914, o Governador Jonathas de Freitas Pedroza, sancionou a Lei n. 757, aprovada pela Assembléia Legislativa do Amazonas, que criou o Município de Porto Velho.

No dia 24 de dezembro de 1914, o Governador jonathas de Freitas Pedroza, nomeou o Major Fernando Guapindaia de Souza Brejence , como Superintendente do Município de Porto Velho. O Município de Porto Velho, foi instalado no dia 24 de Janeiro de 1915.

Conselho Municipal (Câmara Municipal), foi constituído pelos intendentes (vereadores), José Jorge Braga Vieira, Luzitano Barreto, Antônio Sampaio, Manuel Félix de Campos e José Z. Camargo.

Suplentes: José de Pontes, Achiles Reis, Horácio Bilhar, Alderico Castilho e Alfredo Clímaco de Carvalho.

Presidente do conselho municipal (Câmara Municipal), Superintendente Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense.

As primeiras eleições ocorreram em 01 de Dezembro de 1916. O médico Joaquim Augusto Tanajura, foi eleito Prefeito pelo Partido Republicano Conservador ( PRC ) .

Porto Velho foi criada oficialmente em 2 de outubro de 1914, por Lei aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, aproveitando a existência de duas povoações vizinhas, formadas por remanescentes da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, iniciada em 1872 e concluída em 1912, onde havia sido implantada uma infra-estrutura básica de saneamento. A ferrovia foi construída para escoamento da produção de borracha.

Isto estabeleceu uma relação de dependência entre a cidade e a ferrovia que durou cerca de 60 anos; enquanto a borracha apresentou valor comercial houve crescimento e progresso, seguido de longos anos de estagnação e pobreza, com a crise da borracha no mercado internacional.

Em 1960, o Presidente Juscelino Kubitschek decidiu construir a BR-29 (atual BR-364) ligando Cuiabá (MT) a Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), abrindo o oeste brasileiro e interligando-o ao resto do país. Por mais de 20 anos, a estrada não recebeu asfaltamento, o que dificultava o escoamento da produção agropecuária.

No final dos anos 70 intensificou-se a migração em busca de novas fronteiras, e do prometido Eldorado, Rondônia, e, em particular, Porto Velho, com a chegada dos imigrantes do sul do País, que chegavam em caminhões. Em 22 de dezembro de 1981, pela Lei Complementar n.º 41 o antigo Território Federal foi transformado em Estado. O asfaltamento da BR-364 em 1983/84 foi o grande divisor de águas, entre o passado e o presente.

Um comentário:

  1. nair vieira de almeida fonseca2 de janeiro de 2012 às 12:34

    muito bom !
    so para complementar:
    SO VEIO A SER ELEVADO REALMENTE A CATEGORIA DE ESTADO (SUBDVISÃO) EM 4 DE JANEIRO DE 1982.

    ResponderExcluir